domingo, 15 de março de 2015

MATADOR DE GIGANTES

Devocional Domingo 15/03/2015
" Como se forma um MATADOR DE GIGANTES?"
I Crônicas 21:1 - 17
".......1 Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.
2 Davi disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: "Vão e contem os israelitas desde Berseba até Dã e tragam-me um relatório para que eu saiba quantos são".
3 Joabe, porém, respondeu: "Que o Senhor multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura, todos eles súditos do meu senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer culpa sobre Israel? "
4 Mas a palavra do rei prevaleceu, de modo que Joabe partiu, percorreu todo o Israel e então voltou a Jerusalém.
5 Joabe apresentou a Davi o relatório com o número dos homens de combate: Em todo o Israel havia um milhão e cem mil homens habilitados para o serviço militar, sendo quatrocentos e setenta mil de Judá.
6 Mas Joabe não incluiu as tribos de Levi e de Benjamim na contagem, pois a ordem do rei lhe parecera absurda.
7 Essa ordem foi reprovada por Deus, e por isso ele puniu Israel.
8 Então Davi disse a Deus: "Pequei gravemente com o que fiz. Agora eu te imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! "
9 O Senhor disse a Gade, o vidente de Davi:
10 "Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor: Estou lhe dando três opções. Escolha uma delas, e eu a executarei contra você’ ".
11 Então Gade foi a Davi e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Escolha:
12 três anos de fome, três meses fugindo de seus adversários, perseguido pela espada deles, ou três dias da espada do Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as regiões de Israel’. Decida agora como devo responder àquele que me enviou".
13 Davi respondeu: "É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens".
14 Então o Senhor enviou uma praga sobre Israel, e setenta mil homens de Israel morreram.
15 E Deus enviou um anjo para destruir Jerusalém. Mas, quando o anjo ia fazê-lo, o Senhor olhou e arrependeu-se de trazer a catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: "Pare! Já basta! " Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.
16 Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.
17 Davi disse a Deus: "Não fui eu que ordenei contar o povo? Fui eu que pequei e fiz o mal. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Ó Senhor meu Deus, que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família, mas não sobre o teu povo! "
Uma das coisas maravilhosas da Bíblia é que ela não é um livro parcial.
A Bíblia fala tanto dos momentos de glória como dos momentos de dificuldades dos homens de Deus. Fala das vitórias e também das lutas, dos acertos e também dos erros.
A história de Davi, poderia ser uma história só de glória. Mas a fim de nos ensinar, Deus registra na sua Palavra todos os eventos que envolveram a vida desse Matador de Gigante.
Por isso, hoje nós vamos ver que na trajetória de um Matador de Gigantes, precisa haver....
I –ARREPENDIMENTO: I Cron. 21.7,8 .......
Não era errado contar o povo, pois o próprio Deus mandou Moisés fazer o censo no livro de Números. O problema é que Davi queria fazer o censo para não depender de Deus.(v.1).
Ele que antes obtivera tantas vitórias pelas mãos do Senhor, agora começou a achar que era a valentia dos seus homens, e o tamanho de seu exército que estava conquistando.
Você viu o tamanho do exército? (v.5).
Essa é a estratégia do Diabo, quando estamos tendo vitória: nos faz pensar que conseguimos ou conquistamos por causa de nós, de nossa capacidade e não de Deus.
Muitas vezes nós queremos fazer a obra de Deus sem milagre. Nós queremos fazer as coisas baseadas na nossa capacidade, nas nossas finanças, no nosso conhecimento e na força do nosso braço.
Não que seja errado planejar, ou contar. Mas o propósito de Deus é que a nossa vida e o nosso ministério seja uma história de milagre.
Só é obra de Deus quando está acima do nosso alcance.
Todavia, o mais interessante é que Joabe exortou a Davi no dia em que ele teve a idéia de contar o povo, mas foram necessários nove meses para o Espírito convencer Davi do seu pecado.
II Sm.24:2-4 e 8 "......
2 Então o rei disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: "Vão por todas as tribos de Israel, de Dã a Berseba, e contem o povo, para que eu saiba quantos são".
3 Joabe, porém, respondeu ao rei: "Que o Senhor teu Deus multiplique o povo por cem, e que os olhos do rei, meu senhor, o vejam! Mas, por que o rei, meu senhor, deseja fazer isso? "
4 Mas a palavra do rei prevaleceu sobre a de Joabe e dos comandantes do exército; então eles saíram da presença do rei para contar o povo de Israel.
8 Percorreram todo o país, e voltaram a Jerusalém ao fim de nove meses e vinte dias..."
O arrependimento de Davi levou mais de nove meses. Precisamos ser rápidos para voltar atrás quando pecamos.
Outro exemplo é Jonas: Deus teve que falar duas vezes antes dele obedecer: Jonas 1:1-3 e 3:1-3.
A minha pergunta para você hoje é:
Quantas vezes Deus terá que falar com você até que você decida mudar de vida?
II – DISCIPLINA (1 Cron.21:11-13)
Existem coisas na Bíblia que nós não sabemos explicar totalmente, mas sabemos que elas existem. Algumas pessoas pecam e Deus tolera muito tempo antes que elas sejam tratadas.
Outras pecam e o castigo vem rapidamente.
Foi esse o caso de Davi.
Assim que terminou a contagem, Deus mandou o profeta com a sentença da parte do Senhor.
E essa é uma situação interessante, porque Deus manda o profeta falar com Davi para escolher qual o castigo que ele queria receber pelo pecado que ele cometeu.
As opções eram:
a) Três anos de fome: Todas as vezes que Israel passou fome, estava sob disciplina de Deus. O inimigo não tem poder de tirar o pão da sua mesa. Se há fome, escassez, falta do alimento básico é porque está havendo disciplina de Deus. Mas às vezes essa fome aponta também para a falta de suprimento espiritual – você para de ler a Biblia, de orar, de ter comunhão com os irmãos na igreja, etc.
b) Três meses nas mãos dos inimigos: O Diabo calunia, acusa, mas Deus expõe. Quando não há arrependimento, Deus faz a exposição e aí o Diabo faz a festa.
c) Três dias sob a espada do senhor: Fala de enfermidade que vem da parte de Deus por falta de arrependimento. Davi se humilhou. Você tem facilidade para se humilhar quando erra e reconhecer seu pecado sem tentar justificar-se?
III – SACRIFÍCIO: (V.18 - 24)
O texto diz que o anjo o manda edificar um altar e sacrificar para cessar a praga.
Davi vai onde o anjo o mandou e encontra alguém que quer lhe dar tudo de graça para que ele faça o holocausto.
Mas a resposta de Davi nos ensina algo....
Leia 1 Cron.21:24. ".......O rei Davi, porém, respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo que pertence a você, nem oferecerei um holocausto que não me custe nada"."
E Davi, se dispôs a construir o altar, e a pagar o preço necessário.
A obra de Deus genuína custa alguma coisa.
Não tem jeito de você edificar algo para Deus com custo zero.
Obras que trazem o selo da aprovação de Deus, são obras que custaram muito, que alguém pagou o preço, renunciou para fazer o que fizeram.
O que você já teve que renunciar para edificar o que você está edificando?
Não brinque com as escolhas de Deus.
Por que se Deus escolheu você para edificar algo, em algum momento terá que haver um sacrifício.
É interessante ver alguém se transformar em um matador de gigantes, porém, é preciso lembrar que existem condições para que isso seja possível.
Nós temos como alvo matar os gigantes que nos cercam, e ajudar pessoas que estão conosco nessa obra a fazerem o mesmo.
Porem é preciso levar em conta os requisitos que teremos que ter:
ARREPENDIMENTO
DISCIPLINA
SACRIFÍCIO.
A Visão das Células só vai funcionar plenamente se todos que se envolverem estiverem dispostos a completarem esses requisitos.
Você está disposto a passar por essa trajetória e se tornar um matador de gigantes?
Ore, ore, ore......
"Senhor Deu e Pai, quero ser um matador de gigantes formado por tua sabedoria e graça. Que possa avançar este mês de março em meio às crises que me cercam, fazendo cair toda fortaleza que se levanta e apresentando todo pensamento cativo a soberania de Cristo Jesus. Em o nome de Yeshua teu filho amado. amém!"
TAREFA PARA HOJE:
Veja nas reuniões da Igreja hoje, quem não foi ainda ao Encontro e consolide a ir no próximo.
Vamos ganhar vidas e cuidar delas levando-as ao próximo Encontro com Deus. (veja as datas com seu líder de célula).
Busque em Deus forças para passar por essa trajetória.
Curtir ·
·

Um comentário: