sábado, 14 de março de 2015

" 7 EVIDÊNCIAS DE ALGUÉM EM QUEDA"

Devocional.... 14/03/2015 Shabat Shalom
No capítulo 22 de Lucas lemos a respeito dos últimos acontecimentos antes da crucificação de Jesus. Trata-se de um tempo decisivo no qual vemos em destaque o processo de queda na vida de Pedro.
Creio que a seqüência e a progressão dos fatos na vida de Pedro são uma advertência para nós.
Creio sinceramente que os próximos meses serão um ciladas do inimigo, e permanecer firmes no Senhor.
Veja sete sinais que o levaram à queda:
1º Ele confiou nos méritos próprios(autoconfiança) (Lc 22:31-34)
".....31 "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
32 Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos".
33 Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte".
34 Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece"........"
O primeiro degrau da queda é a confiança em si mesmo.
Veja o que Paulo disse em Rm. 7:18 "....Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo."
A vida Cristã vitoriosa consiste em permitir que Cristo viva em nosso lugar no dia a dia.
Ele pagou o preço para ser o vencedor e agir em nosso lugar. Mas devemos aceitar e permitir isso.
2º Ele deixou de orar (Lc 22:39-46)
".....Como de costume, Jesus foii para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.
40 Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação".
41 Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:
42 "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".
43 Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.
44 Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.
45 Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.
46 "Por que estão dormindo? ", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação! "
Uma vez que a pessoa começa a confiar em si mesma o degrau seguinte é deixar de orar. Somente ora quem necessita. Se não dependemos de Deus também não oramos.
A oração é o sinal ou a evidência de que dependemos de Deus. Se o inimigo tem conseguido calar sua boca, impedir seu louvor, tem minado seu tempo a sós com Deus, então a sua força começa a diminuir e ele poderá tomar lugar.
O fato de Pedro dormir enquanto Jesus orava nos fala de apatia espiritual.
Será o seu caso?
3º Ele agiu por conta própria (Lc. 22:47-53)
".....47 Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo.
48 Mas Jesus lhe perguntou: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem? "
49 Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: "Senhor, atacaremos com espadas? "
50 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita.
51 Jesus, porém, respondeu: "Basta! " E tocando na orelha do homem, ele o curou.
52 Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas?
53 Todos os dias eu estava com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam"....
Pedro sacou da espada e cortou a orelha do soldado.
Jo 18:10 "......Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco..."
Uma vez que confiamos em nós mesmos e deixamos de orar o resultado é que começaremos a agir segundo nosso entendimento próprio. Pedro agiu por conta própria sem a direção de Jesus atacando o servo do sumo-sacerdote.
O resultado foi lastimável.
4º Seguiu Jesus de longe (Lc 22:54)
"....Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância...."
O próximo degrau é que Pedro começou a seguir a Jesus de longe. Seguir de longe é apenas um símbolo daquilo que acontece com muitos filhos de Deus hoje.
Não estão envolvidos em um discipulado, não envolvem-se na célula e não aceitam ser cobrados por isso.
Ficam de longe observando a obra como espectadores.
Outros sequer congregam.
Hb 10:25 ".....Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia...."
Deixar de congregar, de vir aos cultos, de ir à célula é uma atitude clara de afastamento.
Podem ainda estar com o Senhor, mas querem ir de longe.
5º Ele assentou-se com Ímpios (Lc 22:55).
"...Mas, quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles..."
Quando não nos envolvemos na vida da igreja seguindo a Jesus de perto, facilmente nos assentamos na roda de escarnecedores. (
Sl 1:1-2). "..Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite....."
Nos assentamos na mesa de escarnecedores quando:
A. Gostamos de piadas imorais e conversas de baixo nível.
B. Compactuamos com corruptos.
C. Convivemos com ilegalidades.
D. Arranjamos desculpas para adultérios e impurezas.
Um sinal perigoso de que alguém está caindo é quando ele perde o interesse por andar com pessoas espirituais.
Normalmente rejeita os conselhos de líderes e para justificar sua atitude ele começa a depreciar os líderes da igreja se sentindo autorizado a agir com rebeldia uma vez que nenhum deles é perfeito.
6º Negou envolvimento com o Senhor (Lc 22:58)
"...Pouco depois, um homem o viu e disse: "Você também é um deles". "Homem, não sou! ", respondeu Pedro...."
Aqui começa a queda.
Há muitas maneiras de negarmos o Senhor: Negamos o Senhor quando negamos nosso envolvimento com a igreja.
• Eu vou à igreja apenas por costume.
• Eu sou crente, mas nada me impede de dar um jeitinho nos negócios.
• Eu gosto dos cultos, mas não sou batizado.
7º Negou conhecer a Deus e Sua identidade.
Uma vez que negamos o envolvimento passamos a negar o conhecimento.
Mt 26:71-72
"...Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: "Este homem estava com Jesus, o Nazareno".
72 E ele, jurando, o negou outra vez: "Não conheço esse homem! "
O último estágio é quando negamos a identidade.
É quando dizemos: “Minha família é crente, mas eu apenas vou ao culto...”- Mt 26: 73-74
".....Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia".
74 Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço esse homem! " Imediatamente um galo cantou....."
O arrependimento (Lc 22:61-62)
".....O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes".
62 Saindo dali, chorou amargamente....."
Se você tem passado por este processo de queda você precisa se arrepender como Pedro fez: Veja o olhar amoroso e perdoador de Jesus para seu discípulo. Arrependa-se de todo o coração.
Arrependimento trouxe a cura de Jesus – João 21:15-17 – “se você me ama tome conta das minhas ovelhas”
Oremos.....
"Pai Eterno, não quero cair em tentação, livra-me do mal, livra meus pés da queda, de todo argumento ou pensamento que me afasta de ti. Quero ter a mente de Cristo. Perdoa-me e restaura minha comunhão plena. Quero ouvir tua voz. em o nome poderoso de Jesus de Nazaré. Amem!
TAREFA DE HOJE:
Hoje é dia de tomar uma posição - se o Espírito Santo tem mostrado que temos negado a Jesus, pelos motivos e razões de Pedro, também podemos ser curados por Jesus por causa do seu grande amor.
Basta que aceitemos o seu perdão e façamos o que lhe agrada – cuidar de suas ovelhas.
DECIDA HOJE QUE VAI CUIDAR DAS OVELHAS DE JESUS, POIS ELE VAI CONFIAR MUITAS DELAS EM SUAS MÃOS.
Curtir ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário